Descubra: Monitoramento Time-lapse

Posted by

Time-lapse (Tradução livre para “Espaço de tempo”) e uma técnica e processo cinematográfico onde o frame de captura de vídeo é utilizado em uma frequência menor com o objetivo de gravar um longo período de tempo e reproduzi-lo em um período de curto espaço. Em outras palavras, é um tipo monitoramento realizado por vídeo ou fotografias que quando visto na velocidade de reprodução normal mostra a gravação de um longo período de tempo de forma rápida ao olho humano.

O time-lapse é a forma extrema da manipulação de vídeo lenta.

Veja este vídeo de exemplo encontrado no youtube:

Vantagens

Este tipo de monitoramento é vantajoso principalmente a projetos que envolvam um grande período de tempo para sua implantação e que necessitam (de forma resumida) visualizar como o produto final foi desenvolvido durante o longo período.

Um bom exemplo para a utilização do time-lapse é a construção civil. A utilização do time-lapse para este segmento é bem popular, hoje em dia as principais construtoras monitoram o processo de construção e apresentam o conteúdo completo através da gravação e edição time-lapse.

Como fazer?

Basicamente é possível reproduzir esta técnica com qualquer câmera, porém, para utilização profissional são necessárias câmeras com grande potência e slot de armazenamento via cartão de memória ou conectividade via POE , pois o ambiente será gravado por um longo período e necessitará de grande espaço para guardar as imagens.

Dependendo da área de monitoramento será necessário encontrar a câmera com as especificações perfeitas para o tipo do projeto. Você pode aprender como encontra-la através do nosso e-book gratuito “ Guia para projetos CFTV”, assim, em conjunto a um software VMS (vídeo monitoramento) será fácil realizar um vídeo em Time-lapse.

Abaixo separamos um artigo(em inglês) desenvolvido pela Axis para realização de time-lapse com as câmeras de sua marca em conjunto ao Software Windows Movie Maker. A câmera utilizada foi a P1346 que está descontinuada e foi substituída para a P1367(para ambientes internos) e P1367-E(para ambientes externos).

Artigo – How to create a time lapse video using an Axis Camera …

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa