Precisamos falar sobre CFTV na Nuvem

Posted by

A constante evolução tecnológica e de segurança de dados permitiu ao mercado empresarial e domestico obter importantes renovações em processos e produtos. E por conta disso, os termos “Nuvem” ou “Cloud computing”, que são conceitos relativamente novos, se tornaram populares principalmente para as novas gerações.

O conceito Nuvem

Basicamente o conceito de computação em nuvem se origina da premissa do armazenamento de dados que pode ser acessado de qualquer lugar do mundo de forma remota através da internet, na qual este conceito de dados remotos circulando pelo planeta faz alusão a estarem nela.

Ainda, é possível aplicar esse conceito a aplicativos que são executados de forma remota, o que se mostra vantajoso por diversos motivos, como por exemplo, a não necessidade de uso de um hardware específico e uma instalação, a maior proteção e legitimidade pelo desenvolvedor e as atualizações remotas sem a necessidade do controle do usuário.

O mercado CFTV

Agora que definimos o conceito de nuvem podemos afirmar que a aplicação do mesmo ao mercado CFTV trouxe diversas melhorias a projetos e possibilita um monitoramento mais eficiente e economicamente viável.

A primeira vantagem em viabilizar o conceito de nuvem a sistemas CFTV é a redução de cabeamentos, servidores, DVR/NVR e todos os equipamentos físicos que podem encarecer e desestruturar um projeto.

Hoje em dia é possível encontrar softwares VMS na nuvem como o Genetec Stratocast que garantem até 7 dias de armazenamento na nuvem sem a necessidade de um servidor e a possibilidade de acesso as imagens através de aplicativos que podem ser instalados em smartphones, computadores, tablets entre outros.

Uma outra vantagem é a proteção ao conceito de disponibilidade dos dados, onde todas as informações armazenadas em nuvem ficam disponíveis para acesso durante o período especificado por cada serviço e garantem a proteção principalmente em comparação as formas tradicionais de armazenamento que podem perder o acesso ou corromper dados por falta de energia elétrica e eventualidades externas.

A segurança e criptografia também são pontos a se destacar em computação por nuvem, apesar do conceito só poder ser aplicado dependendo da qualidade do serviço de armazenamento, é possível encontrar no mercado de CFTV serviços extremamente seguros que garantem a legitimidade dos dados e o acesso restrito das imagens.

Infra-estrutura

É importante destacar que embora projetos de CFTV em nuvem podem trazer inúmeras vantagens, é necessário estudar principalmente a velocidade de conexão em que a rede CFTV pode transmitir os dados das câmeras, e para isso, em alguns casos será necessário um investimento maior em largura de banda pois todas as câmeras dentro do circuito em nuvem transmitiram imagens o tempo todo durante o período especificado em projeto.

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa