Áudio como um diferencial para uma vigilância segura

Posted by

Para este artigo destacamos diversas vantagens e dicas em implantar sistemas de captação de áudio em sistemas de monitoramento, hoje no mercado existem diversos modelos de câmeras que contém o microfone embutido e que trabalham em conjunto com softwares VMS para cumprir múltiplos objetivos.

A importância da captação de som

A captação de som em sintonia com a vigilância por vídeo possibilita a um monitoramento a captação de dados com maior precisão já que a coleta de informações faladas podem ser analisadas junto ao contexto gravado por vídeo. Esta prática é adequada principalmente para projetos forenses, porém, existem certas regulamentações específicas para áudio que englobam a proteção de quem está sendo monitorado e podem variar entre áreas públicas e privadas, estes regulamentos devem ser verificados antes da implantação da funcionalidade.

Para auxílio do processo de implantação, principalmente em projetos onde o sistema precisa ser ativado em momentos e lugares específicos, muitas marcas como a Axis desenvolvem seus equipamentos de monitoramento com um sensor de captação de áudio que pode ser desabilitado facilmente se requisitado.

Alarme de detecção de áudio

Em ambientes de proteção de perímetro a implantação de sistema de áudio pode ser eficaz através da utilização do sensor de áudio como um alarme de detecção de usuário ou objeto indevido na área.

Hoje em dia diversos softwares de gerenciamento de vídeo permitem trabalhar com essa funcionalidade em conjunto com as câmeras CFTV e criar padrões de sonorização para o ambiente onde o sensor for instalado, e se o sensor detectar algo fora do padrão de sonorização, ele poderá gerar um alerta a central de monitoramento.

Através do alerta, o software de monitoramento poderá automatizar uma resposta, como por exemplo, começar a gravar o áudio e o vídeo. Ainda, a instalação de um sensor de áudio pode auxiliar o vídeo monitoramento, podendo gerar este alerta em áreas de pouca luz onde uma câmera não consegue captar imagens nítidas ou até mesmo, girar um câmera PTZ até o local predefinido.

Instalação

Como mencionado anteriormente, diversos modelos de câmeras já contém o sensor de captura de áudio embutido. A Axis, empresa fabricante de equipamentos CFTV, contém um módulo de unidade principal que conecta sensores de áudio a módulos de captura de vídeo, além deste equipamento, é possível encontrar no catálogo de produtos o Axis C8033 que é um link de áudio que conecta sistemas de áudio analógicos a uma rede IP, na qual, é uma rede onde as câmeras da marca se conectam.

Para finalizar, temos uma dica importante sobre a localidade de instalação. É indicado pela fabricante Axis, instalar equipamentos com sensores de captura de áudio longe de superfícies com quinas, como por exemplo, em um teto próximo a uma parede pois este tipo de local pode causar distorções no som capturado através de eco do material.

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa