CFTV: Qual o melhor tipo de Zoom para seu projeto?

Posted by

Todos sabemos que o Zoom é uma característica importante quando o assunto é a escolha de uma câmera, seja ela para um smartphone, fotografia profissional ou CFTV.

Porém, quando é necessário cotar uma câmera de CFTV profissional que tenha uma característica especifica de Zoom, é necessário ter um certo conhecimento sobre como essa utilidade funciona e quais seus tipos principais que são encontrados no mercado.

O Zoom

Primeiramente para entendermos o que é o Zoom precisamos defini-lo principalmente como um tipo de Lente de fotográfica/cinematográfica na qual contém uma distância focal variável, essa distância entre as lentes da câmera define o nível de aproximação da imagem captada com o ambiente monitorado. Ou seja, conceitualmente o Zoom foi criado a partir de um equipamento analógico que aumenta o nível de aproximação da imagem da câmera com o ambiente.

Este tipo de Zoom é conhecido como Zoom óptico e pode ser encontrado em diversos tipos de câmeras IP CFTV, sua maior vantagem é a qualidade fornecida na imagem aproximada, já que a aproximação é realizada de forma mecânica tornando a imagem menos “pixelada” e com menos perda de qualidade.

Existe também outro tipo de Zoom fornecido através da tecnologia digital, este utiliza algoritmos para aproximação da imagem já captada pela lente da câmera através da ampliação da mesma, ou seja, dependendo das configurações do dispositivo, o Zoom digital irá ampliar a imagem captada e poderá utilizar algoritmos para amenizar a pixalização da mesma, simulando menos perda de qualidade, porém utilizando somente da técnica de ampliação.

Justamente por esta diferença que muitos profissionais optam por câmeras varifocais na qual contém o zoom óptico e utilizam do zoom digital somente como uma característica extra. As câmeras varifocais mostram a configuração de zoom através de suas especificações de lente.

Câmera Varifocal

Diferente das câmeras com lente Fixa, uma câmera com lente Varifocal demonstra em suas configurações dois tipos de distância de lente, a distância focal mínima e distância focal máxima, essas distâncias geralmente são medidas em milímetros (mm) e juntas indicam o intervalo/valor do Zoom.

Ex: 35mm – 70mm: 35mm é a distância mínima e 70mm é a distância máxima, o Zoom é calculado a partir da divisão do valor máximo pelo valor mínimo (70/35=2), assim, uma câmera Varifocal de 35mm-70mm terá 2x de Zoom óptico.

Digital X Óptico

Por fim, é possível encontrar equipamentos de ótima qualidade tanto com Zoom óptico, quanto Zoom digital. A Axis, uma das principais empresas fabricantes de equipamentos CFTV no mundo, fornece câmeras que contém ambas as configurações em ótima qualidade, porém o fator decisório para qual tipo de zoom adquirir é o tipo do projeto.

Enquanto possivelmente uma câmera com zoom digital seja encontrada no mercado por valores mais baratos, uma câmera com zoom óptico fornece configurações com maior qualidade, assim, o profissional deve especificar qual o nível de necessidade de Zoom que o seu projeto requer.

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa