4 Dicas para instalações em projetos CFTV para evitar cometer os erros mais comuns

Posted by

Realizar a instalação de um sistema CFTV é uma função de extrema importância, seja ela física ou lógica, por isso é indicado contratar uma equipe técnica especializada pois o manuseio de forma errada pode danificar os equipamentos e gerar prejuízo.

Porém, para caso de pequenos/médios projetos ou instalações domésticas, temos 4 dicas valiosas para evitar os erros mais comuns:

1. Evite a instalação em locais próximos a energia elétrica

Uma das grandes vantagens na utilização do sistema POE é evitar problemas e riscos do equipamento entrar em contato com a energia elétrica e sofrer danos ou causar algum problema como incêndios etc. Abuse da infraestrutura e do cabeamento de rede.

2. Escolha um Switch gerenciável

Geralmente os Switches são fabricados com diversas portas para suportarem conexões com varias câmeras e fazem o cruzamento de dados para que seja possível monitorar de diversos dispositivos dinamicamente.

É extrema importância verificar a capacidade do switch antes de iniciar a instalação, lembramos que o fluxo de dados de uma câmera e o número de portas de um switch não necessariamente suportará o número de conexões, para este caso é necessário calcular o número de conexões pelo o número da capacidade do switch.

Outra dica é utilizar Switches gerenciáveis, pois facilitará a ordenação dos protocolos de comunicação (dando prioridade para o tipo de dados).

3. Leia as especificações dos equipamentos

Equipamentos CFTV, mais especificamente câmeras IP contém diversas categorias e funcionalidades, e as mesmas podem confundir o consumidor na hora da compra. Por isso, pesquise bem o produto e evite de usar câmeras internas em ambientes externos ou câmeras que não tem as proteções necessárias para ambientes que exijam um cuidado especial. A quebra e manutenção do equipamento pode resultar em investimentos caros para reparação.

4. Calcule a distância de visualização da câmera antes de instalar

Esta dica é para você que quer instalar câmeras em locais internos. Se seu projeto é para estabelecimentos comerciais, prefira a instalação perto do caixa ou dos produtos mais valiosos de sua loja.

Em caso de corredores ou áreas com diversos bloqueios o ideal é desenhar uma planta da área e calcular a distância de alcance de sua câmera e o posicionamento para encontrar os pontos cegos e avaliar a necessidade de remanejamento antes da instalação física.

Não esqueça de calcular a metragem da planta para adquirir a quantidade correta de comprimento do cabo de rede, o ideal é utilizar no máximo 80m de cabo por conexão.

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa