Detecção e rastreamento automático – Conheça o Axis Autotracking

Posted by

A funcionalidade de Autotracking também é conhecida como “Rastreamento Automático” e é uma das principais vantagens em se obter um equipamento com qualidades do nível da Axis Communications.

Embora exista possibilidades de encontrar a funcionalidade de Autotracking em softwares e câmeras de outras marcas, a Axis que é pioneira na tecnologia IP para o mercado CFTV desenvolveu um aplicativo que funciona de forma nativa e gratuita para agregar esta funcionalidade em suas câmeras.

Neste artigo vamos nos aprofundar mais sobre o Autotracking e as vantagens que esta funcionalidade pode fornecer a seu negócio.

O Aplicativo

Disponibilizado de forma totalmente gratuita no site da Axis, o Axis Digital Autotracking faz parte da ampla linha de aplicações fornecida pela fabricante com o objeto de melhorar o dia-a-dia do usuário final.

O aplicativo possibilita que as câmeras fixas possam realizar a detecção de movimentos de pessoas e veículos e segui-los durante o cenário de monitoramento. Desta forma, ao detectar algum movimento destes agentes, o autotracking inicia o zoom digital e faz todo o acompanhamento mostrando detalhes da pessoa ou do veículo possibilitando melhor analise e maior qualidade no monitoramento.

Veja abaixo um vídeo demonstrativo da aplicação:

No vídeo acima o Autotracking está utilizando uma câmera fixa, a Axis P3367-VE. É indicado o uso de câmeras fixas para este tipo de aplicação pois possibilitam melhor suporte para detecção de objetos e pessoas em movimento, esse tipo de câmera também é comumente especificado para projetos com escopos parecidos como LPR (Reconhecimento de placas).

Redução de largura de banda

Ainda, o Autotracking possui uma interface intuitiva que permite ao usuário definir as áreas de detecção e as áreas que serão excluídas. O aplicativo também permite integrar as câmeras com as funções de gerenciamento de eventos permitindo que a câmera possa usar o Autotracking somente quando algum alarme for acionado e consequentemente fornecendo a economia na largura de banda.

A funcionalidade de Autotracking pode ser utilizada em câmeras tanto para ambientes internos quanto para ambientes externos. Geralmente, esta funcionalidade é aplicada a estacionamentos, locais de embarque e desembarque e trafego lento de veículos.

Por fim, o Axis Digital Autotracking possui algoritmos próprios para detecção de veículos e pessoas, estes ainda podem filtrar e excluir pequenas movimentações, como por exemplo, de pequenos animais, folhagem e pequenos objetos permitindo assim que a funcionalidade funcione de forma integral e sem problemas com interferência.

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa