PIDS – Sistemas de detecção de intrusão em perímetros

Posted by

Já faz tempo que o uso único de barreiras físicas instaladas para proteção de perímetro não são tão eficazes e podem gerar um alto custo em projetos. Embora este método de proteção seja sempre necessário, o mercado tecnológico expandiu suas soluções a ponto de integrar sistemas inteligentes de intrusão que são instalados remotamente a essas barreiras físicas, resultando em um sistema de proteção e detecção de intrusão muito mais seguro.

Os PIDS (Perimeter Intrusion Detection System) ou Sistemas de Detecção de intrusão em perímetros integram diversos métodos de proteção com a finalidade de mitigar qualquer tipo de risco a segurança e integridade da área protegida.

Projetos que incorporam este tipo de metodologia geralmente unem diversos dispositivos como câmeras, controladoras de acesso e radares e integram a barreiras físicas como muros e portões, porém, existem dificuldades em implantar propostas como estas, e uma delas é a capacidade de sistemas de calibrar e mitigar alarmes falsos.

Sistemas como câmeras e radares em rede possibilitam o uso de softwares analíticos para detecção em perímetros, porém a escolha destes dispositivos e dos softwares de analise são extremamente importantes na redução dos alarmes falsos.

E para entendermos melhor o quão nocivo um sistema com altos índices de alarmes falsos pode ser para um projeto, imagem o exemplo abaixo:

“Você agora trabalha monitorando sistemas de intrusão, porém, com um alto índice de alarmes falsos podendo ser causados pela chuva, ou sombras de arvores, o sistema em média dispara alarmes a cada 30 minutos, porém, a cada 100 alarmes, somente 1 pode ter chance de ser verdadeiro. As chances dos outros 99 alarmes falsos causarem fadiga no monitoramento e provavelmente tirarem a atenção do profissional no momento critico são altas, e consequentemente todo o investimento em segurança realizado no projeto terá sido desperdiçado”

Porém, existem empresas e soluções especializadas em detecção e proteção de perímetro. Uma das melhores soluções encontradas no mundo é o Axis Perimeter Defender, solução que conquistou a primeira certificação I-LIDS (Imagery Library for Intelligent Detection Systems) no mundo.

Seu sistema integra nativamente com todo catalogo de câmeras IP, cornetas IP e outros componentes fabricados pela Axis Communications, possuindo um sistema que contém diversas formas de calibragem e de cenários de detecção, mitigando assim, os riscos de alarmes falsos.

Quer conhecer mais sobre esta solução? Temos um artigo próprio sobre o Axis Perimeter Defender aqui.

Além disso, você pode consultar nossa equipe comercial e cotar um sistema de detecção de intrusão integrável e dimensionável através de nossa loja virtual para empresas clicando aqui.

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa