Câmeras Termográficas, Térmicas e Infravermelhas

Câmeras Termográficas, Térmicas e Infravermelhas

Posted by

Recentemente a necessidade de monitoramento de temperatura ganhou protagonismo devido a COVID-19, assim, o uso de equipamentos para medição de temperaturas nas entradas de estabelecimentos comerciais se torna obrigatório como medida de segurança. E todo este processo amplificou a discussão do uso de equipamentos como câmeras de vídeo monitoramento para aprimorar o controle de acesso dos estabelecimentos.

Porém, existem características especificas para cada tipo de equipamento de CFTV e hoje em dia é possível encontrar catálogos extensos com centenas de tipos de Câmeras em suas mais diversas versões.

Como vimos no seguinte artigo, as câmeras térmicas são responsáveis por uma grande quantidade de busca relacionada a segurança e prevenção conta a covid-19, porém não necessariamente essas podem ser ideais para o uso para medição de temperatura. Veja abaixo a comparação entre térmicas, termográficas e com sensor infravermelho.

           Sensor Infravermelho

            As câmeras com sensor infravermelho são comumente encontradas no mercado de CFTV e geralmente são produzidas com um sensor que funciona em conjunto com a lente de captação de imagem comum. Os sensores infravermelhos são responsáveis por auxiliar a captação de imagens em ambientes com pouca luminosidade ou ausência, e isso é devido a captação da luz infravermelha irradiada de objetos e pessoas.

            Câmeras Térmicas

            As térmicas são equipamentos altamente tecnológicos e capazes de detectar calor em objetos, pessoas, animais etc. Por esta questão a maioria destes equipamentos só podem ser comercializados com o Certificado de Registro (CR) emitido pelo exército. As câmeras térmicas geralmente são utilizadas para proteção de perímetro e identificação de movimento em larga distância. Existem alguns modelos que podem ser comercializados sem a necessidade do CR, clique neste artigo e veja mais.

            Câmeras Termográficas

            Diferente dos dois tipos de câmeras citados acima, as câmeras termográficas geralmente são utilizadas especificamente para medição de temperatura, embora os sistemas de captação de calor destes equipamentos sejam simulares ao de uma câmera térmica, geralmente as câmeras termográficas possuem menor amplitude de distância para monitoramento e um sensor com calibragem maior para medição a curta distância, podendo assim, fornecer uma temperatura mais assertiva.

            Se o seu objetivo é monitoramento e segurança de perímetro, as câmeras infravermelhas e térmicas são ideais para seu projeto e você pode saber mais sobre elas clicando aqui e pedindo um orçamento com nossa equipe.

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa