Formatos de compressão de vídeo para transmissão

Posted by

Os sistemas de gravação e transmissão de vídeo utilizam de padrões de compactação para economizar largura de banda e armazenamento com o mínimo de perda de qualidade possível, é por conta destes padrões que hoje é possível realizar videoconferências e transmissões ao vivo com qualidade e utilizando tecnologias móveis como 3G e 4G (além da banda larga fixa).

Em sistemas CFTV IP, diversos modelos e marcas de câmeras utilizam desses padrões de forma automática para melhorar sua performance e é neste artigo que vamos detalhar os tipos de compressão mais utilizados no mercado:

H.264

O H.264(MPEG-4) é um padrão de conversão utilizado na maioria das câmeras de CFTV do mercado, foi lançado no ano de 2003 e é a evolução direta do MPEG-2 / H.263 com o objetivo de se adaptar a qualquer tipo de projeto e conter a melhor redução da taxa de bitrate em comparação com a versão anterior.

H.265

O H.265 é a evolução direta do H.264 e até o momento, utiliza de tecnologias recentes e mais avançadas para melhorar o desempenho de compressão em relação ao seu antecessor chegando em até 35% de menos bytes em sua redução, porém, hoje poucos modelos de câmeras no mercado contém suporte a este novo mecanismo.

Axis Zipstream

Conforme o próprio site institucional da Axis, a empresa sueca criou e implementou esta tecnologia em grande parte de suas linhas de câmeras mais recentes. O Axis Zipstream pode reduzir o consumo de armazenamento e transmissão em 50% ou mais em comparação a tecnologia H.264.

O padrão utiliza de algoritmos avançados que comparam as áreas de interesse do monitoramento com as áreas de menos interesses dando maior prioridade para transmissão de qualidade no foco real da situação e reduzindo de forma inteligente as áreas de menos importância que são transmitidas.

Em questão de performance, o Axis Zipstream se sobressai principalmente em transmissão de áreas com pouca luz, onde o esforço para fornecer imagem de qualidade é ainda mais necessário.

Ainda, o Axis Zipstream contém suporte a tecnologia H.265 para aprimoramento e redução de dados acompanhando as tendências do mercado.

Comparação

Em seu site, a Axis realizou a comparação da taxa de bitrate utilizando os padrões H.264 e o Zipstream.

O resultado foi que durante o dia o padrão H.264 transmite uma média de 1931kbps enquanto o Zipstream em sua performance média chegou a 1256kbps. Durante a noite, em momentos de baixa luminosidade o H.264 transmite uma média de 5398kbps enquanto o Zipstream transmitiu a média de 1539kbps.

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa