Reconhecimento Facial

Posted by

Os sistemas de reconhecimento facial estão cada vez mais em alta no mercado tecnológico e hoje é possível encontrar este tipo de tecnologia em Smartphones, tablets e computadores domésticos.

Porém, existem grandes diferenças entre os sistemas de reconhecimento para uso pessoal e profissional, um exemplo é que no primeiro caso o equipamento utiliza um algoritmo para analisar se o rosto identificado é o mesmo do rosto que está na programação e em caso positivo, autoriza algum tipo de processo.

No caso do reconhecimento facial profissional, para obter uma tecnologia eficiente e segura é necessário projetar um sistema com boas especificações de câmeras, softwares e servidores, pois em muitos casos, centenas de rostos serão cadastrados e comparados.

Como funciona e quais as vantagens?

Para sistemas de médio e grande porte um software VMS para reconhecimento facial será necessário, geralmente este tipo de software se conecta as câmeras em uma rede IP e realiza um monitoramento contínuo, se algum rosto for identificado dentro do perímetro programado para reconhecimento, o software buscará no banco de dados se existe alguma ação a ser tomada em caso do algoritmo retornar a informação do rosto como válida.

Com o gerenciamento de um software VMS adequado, é possível gerar diversas funcionalidades utilizando todas as câmeras do perímetro monitorado como fonte de vigilância e porta de acesso digital.

Hoje, empresas como a Axis contém soluções de vídeo porteiro que realizam a integração entre as funções de vigilância preventiva e reconhecimento do usuário em conjunto a uma controladora de acesso. A controladora é responsável por realizar a tomada de decisão para verificar se o usuário é permitido ou não para ingressar em uma área restrita.

Tudo isso pode colaborar para que empresas controlem suas restrições de perímetro da melhor forma, sejam elas por controle de departamento, acesso de visitantes etc.

Quais câmeras utilizar ?

As câmeras com resolução em HD (1080p) geralmente são as mais indicadas para este segmento já seus recursos de captação de imagens são avançados e consequentemente mais confiáveis, porém, para que isto ocorra é necessário que o rosto esteja a uma distância próxima da câmera.

O reconhecimento facial é especificado pela quantidade de pixel que uma câmera pode suportar, a Axis que a muitos anos trabalha com soluções em câmeras de rede propõem que em situação ideal, o reconhecimento facial deve ser feito por câmeras com no mínimo 6 pixels /cm.

Para facilitar sua procura, abaixo definimos alguns modelos de câmeras que estão em venda no nosso e-commmerce e contém indicação da Axis para este segmento.L

Linha P33

P3375-V (para ambientes internos)
P3375-VE (para ambientes externos)

Porteiro eletrônico com vídeo em rede

A8004-VE (para ambientes internos e externos)

Para finalizar, além de uma boa especificação de câmeras e um software VMS que realize o reconhecimento facial, é necessário obter um servidor para hospedagem do banco de dados e processar as informações, para isso, a importância de um técnico na área é fundamental para que o projeto funcione da maneira correta, sem lentidão ou problemas de sistemas por falta de memória e processamento.

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa