Balanceadores de internet

Posted by

Recentemente explicamos o conceito de switches gerenciáveis e não gerenciáveis e sua importância para projetos de CFTV / Network. Porém, existe uma amplitude de conceitos, equipamentos e serviços que devem ser considerados em projetos que envolvem redes e transmissão via internet, e não seria diferente em um projeto de CFTV na nuvem por exemplo.

Por isso, vamos destacar neste artigo para que servem os balanceadores e qual sua importância para um projeto de network.

Serviço

Antes de entrarmos no conceito de balanceadores é necessário entender o que é um serviço e consequentemente um servidor. O servidor é um hardware designado para fornecer serviços, é através deste que podemos acessar sites e aplicações.

O servidor é responsável por processar todas as requisições feitas através de uma rede sendo que uma empresa como o google, por exemplo, contém milhares de servidores que processam as pesquisas realizadas por milhares de usuários simultaneamente para devolverem uma resposta rápida através da internet.

Desta forma, diferente de computadores pessoais, os servidores devem estar disponíveis 24h por dia para que as aplicações funcionem. Para isso, existem diversos procedimentos realizados por empresas de tecnologia para mitigar erros de servidor e disponibilizar seu serviço sempre que um usuário fazer uma requisição. Um destes procedimentos é ligar os servidores entre si para gerar um cluster, onde vários servidores ficam responsáveis por gerenciar as requisições, sendo possível que quando houver uma falha em um dos servidores, outro pode substitui-lo sem perder o serviço requisitado.

Balanceadores

Agora que explicamos os conceitos de serviço, servidor e requisições podemos definir o Balanceador como um gerenciador de conexões, ou seja, é um equipamento constituído por hardware e software capaz de criar rotas, gerenciar conexões e transmiti-las da melhor maneira com base na disponibilidade dos equipamentos e suas conexões.

De modo mais simples, um balanceador pode distribuir os serviços e requisições entre diversas conexões e servidores, podendo identificar qual conexão é a mais rápida para realizar o processo. Se você contém dois links de internet de operadoras diferentes, o balanceador é capaz de verificar qual conexão está mais rápida no momento e enviar a requisição para esta, além de que em caso de inatividade de um dos links, ele pode trocar de conexão para mitigar a perda de transmissão de dados.

Balanceadores e CFTV na nuvem

Uma das grandes vantagens em ter sistema de netwok eficaz em um projeto CFTV é garantir a disponibilidade da transmissão de imagem 24 horas por dia. Hoje, com o conceito de nuvem de serviços bem estabelecido, um sistema que balanceia as conexões e verificar qual a melhor forma de transmiti-las para a nuvem com o mínimo de risco de perda possível se torna algo indispensável principalmente em projetos profissionais.

Agora que entendemos o conceito de balanceadores de internet e sua real necessidade em projetos profissionais, veja alguns dos equipamentos disponíveis no mercado através deste link.

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa