Câmeras CFTV Térmicas – O que são e como obte-las

Posted by

No mercado de CFTV é possível encontrar milhares de câmeras com diversas especificações para vários tipos de projetos, alguns modelos são de baixo custo e se referem a sistemas residenciais e pequenos negócios, outros modelos são mais robustos e contém especificidades técnicas para projetos que necessitam de maior cuidado e/ou oferecem grandes riscos.

Entre os diversos modelos existem as câmeras de CFTV Térmicas que fornecem a funcionalidade de monitoramento por temperatura de ambientes, objetos e seres vivos.

A maior vantagem em adquirir uma câmera térmica é o fato da mesma ser alto suficiente mesmo em ambientes com pouca luminosidade, sombras, neblinas, fumaças e luz sobressalente. Com isso, é possível utilizar câmeras térmicas para projetos de segurança máxima, ambientes que necessitam de baixa luminosidade, vigilância noturna etc.

Atravessar paredes e objetos

Dependendo da especificação do equipamento, uma câmera com a funcionalidade de monitoramento térmico pode detectar objetos e seres vivos escondidos através de outros objetos como por exemplo paredes. Essa possibilidade se dá ao fato de que todos os objetos e seres vivos emitem radiação em forma de temperatura, na qual é o meio de captação de imagem que o sensor térmico utiliza o monitoramento. Porém, para que seja possível detectar objetos e seres vivos através de outros objetos é necessário realizar testes no perímetro onde será monitorado e verificar a distância, o tipo de objeto e as variações de ambiente.

É importante informa que uma câmera térmica pode monitorar objetos e seres vivos, porém são equipamentos para detecção e provavelmente não farão a identificação de quem é essa pessoa ou objeto. Além disso, cada configuração contém sua especificação, porém a maioria dos equipamentos detectam objetos e seres vivos de médio a grande porte excluindo insetos e pequenos animais.

Como obter uma câmera térmica?

Existem alguns equipamentos que podem fornecer riscos a integridade e privacidade de pessoas e propriedades, uma câmera térmica pode ser catalogada nesta categoria devido as suas funcionalidades que permitem, por exemplo, atravessar alguns objetos e detectar propriedades particulares.

Para obter este tipo de equipamento é necessário obter o Certificado de Registro (ou CR) que é uma medida obrigatória para adquirir produtos controlados pelo Exército Brasileiro.

Este tipo de certificado é necessário tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica e é obrigatório tanto para quem consome o equipamento, quanto para a cadeia de comerciantes. Ou seja, o fabricante, o distribuidor, o integrador, o consumidor e todos que sucedem esta cadeia devem obter a certificação para que o equipamento possa ser comercializado e utilizado regularmente.

Abaixo providenciamos alguns links úteis para informações de como obter a certificação:

Informações sobre o CR

Fiscalização de produtos controlados

Relação de produtos controlados pelo Exército (Número de ordem : 1870)

Se você ou sua empresa já obtiveram seu Certificado de Registro, veja em nossa loja virtual alguns modelos de câmeras térmicas!

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa