Câmeras IP 4K para monitoramento em ambientes amplos, hidrelétricas e barragens

Posted by

Publicamos um artigo detalhando as principais características que um equipamento de vídeo monitoramento deve possuir para obter sucesso em sua performance em ambientes de alto risco como hidrelétricas, mineradoras e barragens.

Com o tema de segurança para estes ambientes em ascensão, vamos dar continuidade neste artigo detalhando soluções em 4k para alta performance em ambientes que necessitam de grande amplitude de monitoramento.

Resolução

Embora o conceito de qualidade de imagem seja amplo e que para uma boa gravação e/ou fotografia é necessário que um equipamento cumpra boas especificações em diversos aspectos como luminosidade mínima, qualidade de lente, zoom óptico etc.., sabemos que a resolução de uma câmera, seja ela de um smartphone ou de um projeto profissional de CFTV, é um dos pontos principais que devem ser verificados no momento da aquisição.

Hoje em dia mesmo com a crescente evolução tecnológica é possível encontrar equipamentos ditos como profissionais que em prática não alcançam os requisitos mínimos de um projeto de qualidade, quando ampliamos o assunto para monitoramento de barragens, hidrelétricas e ambientes amplos o cuidado na escolha desses equipamentos deve ser redobrado, sendo assim, a cartela de variações de equipamentos que a primeiro momento pode ser bem numerosa, se reduz a partir de um filtro resultante de uma pesquisa por marcas que unem qualidade e resistência com alto nível de resolução de imagem.

A aplicação do conceito de resolução é simples, quanto maior um equipamento fornece de especificação de resolução, provavelmente maior será o detalhamento da imagem captada pela câmera pois sua amplitude de captura será maior.

No mercado CFTV as principais resoluções encontradas são HD, FullHD( em grandes variações de MP) e 4K, a última opção somada a câmeras de boa qualidade fornece o monitoramento de alta qualidade para grandes ambientes.

4K

Hoje a resolução 4k já é bastante conhecida devido a popularização das televisões que fornecem está especificação na renderização em tela, basicamente, esta resolução fornece a proporção de 3840×2160, podendo se estender. Para um projeto que envolva ambientes de longo alcance, um único modelo de câmera como este, embora mais caro, pode proporcionar economia já que substituíra vários modelos de câmeras inferiores em resoluções menores.

Modelos sugeridos

Abaixo analisamos alguns modelos de câmeras CFTV IP da marca Axis, pioneira na tecnologia de monitoramento IP e de qualidade profissional para vídeo monitoramento, com resolução 4k ou superior indicadas para vídeo monitoramento em locais externos e amplos:

AXIS Q6128-E

Este modelo da linha Q61 (na qual indicamos no ultimo artigo) fornece todas as especificações para ambientes externos, qualidade 4K, montagem fácil em locais de difícil acesso e a tecnologia sharpdome que possibilita vibração do equipamento para retirada de gotas de chuva para não prejudicar a qualidade do monitoramento.

AXIS Q3709-PVE

Este modelo fornece a visão panorâmica do ambiente externo monitorado, com resolução 4K de até 33MP, além de altas classificações de certificação de resistência IP, NEMA e IK10 para grandes impactos.

Axis Q3518-LVE

O Q3518-LVE além de fornecer alto desempenho e resolução 4k de qualidade, contém o sensor infravermelho para alta performance em ambientes escuros, além de altas classificações de certificação de resistência IP, NEMA e IK10 para grandes impactos.

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa