A Privacidade em monitoramento por vídeo

Posted by

Políticas de privacidade são extremamente importantes para proteger a integridade de pessoas, locais e objetos de modo que existem diversas leis que protegem o cidadão e suas propriedades contra qualquer tipo de vazamento, principalmente de imagem.

Quando aplicamos as políticas de privacidade ao mercado CFTV isso se torna primordial, principalmente devido a inúmeras situações que podem colocar em risco a imagem de pessoas e locais de monitoramento. Para isso, diversas fabricantes de soluções de CFTV buscam investir em tecnologias que permitam ao consumidor garantir a integridade do usuário e do local de monitoramento.

Como visto no seguinte artigo, a Axis Communications que é uma fabricante de soluções CFTV IP disponibiliza não somente câmeras e equipamentos físicos, mas diversos softwares que auxiliam seu consumidor a realizar diversos projetos. Neste artigo veremos o Privacy in video surveillance, a aplicação capaz de bloquear monitoramento em determinadas áreas.

Privacy in Video Surveillance

Primeiramente é importante frisar que existem duas formas de mascarar a privacidade em um ambiente de monitoramento, o mascaramento estático e o mascaramento dinâmico, para este artigo abrangeremos o mascaramento estático na qual a ferramenta Privacy in Video Survellance foi projetada para realizar.

O mascaramento estático permite limitar áreas específicas durante o monitoramento, para realizar esta funcionalidade são necessárias câmeras fixas ou PTZ . No caso de câmeras fixas o local estará estático e em perfeitas condições para o mascaramento. Já em caso de Câmeras PTZ, o algoritimo da Axis permite delimitar coordenadas para que no movimento das lentes da câmera seja possível mascarar a área.

O Axis Privacy in Video Surveillance utiliza de polígonos que permitem ao usuário customizar a área de monitoramento e delimitar o local em que a imagem deve ser bloqueada. Com esta funcionalidade todo o vídeo gerado não poderá ser corrompido para extração de imagens indevidas já que nativamente o vídeo estará com o filtro.

Veja abaixo o exemplo da aplicação funcionando:

Ainda existem outras formas de monitorar garantido a privacidade, como por exemplo, câmeras térmicas que captam o calor gerado por objetos animados e inanimados, radares e o Axis Live Privacy Shield capaz de realizar mascaramento dinâmico. Caso se interesse por mais soluções que garantam a privacidade do local, acompanhe o blog que atualizaremos com mais informações sobre softwares e equipamentos sobre este assunto.

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *