Análise de vídeo para gerar dados em estudos

Posted by

Nem sempre o uso de sistemas de vídeo monitoramento e softwares de análise de vídeo possuem a finalidade de proteção e segurança. Entorno do mundo existem estudos que utilizam captação de vídeo e softwares de analise para as mais diversas finalidades.

Embora majoritariamente o uso de produtos de CFTV é aplicado em projetos de vigilância, existem diversas instituições que aplicam esses equipamentos de forma hibrida, seja para proteção de perímetro e também para descoberta de novos padrões que podem ser utilizados em vários setores do mercado como BI (business intelligence).

O processo de business intelligence propõem captação, analise, aplicação e compartilhamento de dados com o intuito de melhorar processos. Na fase de Captação, sistemas inteligentes de videomonitoramento possuem capacidade para serem diferenciais na busca por dados fidedignos.

Porém, a estrutura de monitoramento e captação de dados só se torna eficaz com o auxílio de softwares que possuem inteligência para analisar comportamentos recorrentes e comportamentos adversos, existem diversos softwares analíticos de grande eficiência no mercado de CFTV que podem reconhecer placas de carros e pessoas, realizar contagem de pessoas em um perímetro, e até mesmo gerar vídeos reduzidos com todos os comportamentos realizados durante um período de tempo, o que economiza o tempo de quem está analisando as gravações.

No seguinte artigo a Axis Communications – Fabricante de produtos de CFTV -mostra a eficácia do uso destes mecanismos de analise de vídeo em uma Universidade em Helsinque.

Através do estudo foi possível perceber comportamentos rotineiros na universidade que resultaram em uma melhor gestão de equipamentos eletrônicos e consequentemente foi possível estimar uma redução de até 18% nos gastos com energia.

Além deste estudo, existem diversas empresas que utilizam dados captados por câmeras para entender o comportamento do consumidor. Como por exemplo, mercados que utilizam esses dados para gerenciar a localização dos produtos com a finalidade de melhorar suas vendas.

Existem diversas outras finalidades possíveis utilizando os recursos de CFTV, em nossa loja virtual podemos indicar as melhores soluções para seu projeto, clique aqui e peça seu orçamento.

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa