CÂMERA TÉRMICA X CÂMERA INFRAVERMELHA: Qual Escolher para o Monitoramento Noturno?

Posted by

Entender as diferenças entre câmeras térmicas e câmeras com tecnologia infravermelha é essencial para montar o seu projeto, pois ambas podem ser usadas para capturar imagens em ambientes com pouca ou nenhuma luz, mas com propósitos diferentes.


Câmeras Térmicas:


Como vimos no seguinte artigo, as câmeras térmicas possuem um sensor que permite monitorar ambientes, seres vivos e objetos através da radiação emitida por eles em forma de temperatura. Lembrando que elas são utilizadas para detecção, excluindo a possibilidade de identificação, e sendo inválidas em casos judiciais.


Vale lembrar que se faz necessário obter o Certificado de Registro (CR) para adquirir algumas câmeras térmicas, pois algumas conseguem “enxergar” através de objetos, fornecendo riscos a integridade e privacidade de pessoas e propriedades.


Câmeras Infravermelhas:


Câmeras IR que possuem sensor infravermelho podem ser usadas para o monitoramento dia e noite, como explicado neste artigo, uma vez que durante o dia a captação de imagens é feita de forma colorida e à noite o infravermelho é ativado e a captação é realizada em escalas de cinza.


Além da utilização do LED, temos a tecnologia OptimizedIR desenvolvida pela Axis Communications que surgiu para otimizar o monitoramento de câmeras com tecnologia avançada, permitindo que seja realizado a detecção e identificação de pessoas e objetos em casos onde a iluminação não esteja favorável.


Qual devo comprar?


É preciso analisar o objetivo do monitoramento, se você quer captar os movimentos em um perímetro, as câmeras térmicas são boas opções, mas se além de detectar você também deseja identificar, as câmeras com sensor infravermelho são grandes apostas.


Agora você já pode fazer um orçamento rápido conosco!

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa