LPR Digifort

LPR Digifort – Conheça as vantagens de um controle de acesso seguro

Posted by

Hoje a tecnologia LPR não é só utilizada para aplicações de multas de trânsito igual estamos acostumados. Essa tecnologia vem sendo muito utilizada também em empresas por permitir um maior controle do acesso de veículos em suas entradas e saídas, através dos registros salvos em seu banco de dados.

Quer saber como isso acontece? Então vem com a gente!

Afinal, o que é LPR?

A sigla LPR significa “License Plate Recognition” ou em português Licença de Reconhecimento de Placas e tem como objetivo principal controlar o acesso de veículos através do sistema de videomonitoramento.

Ele também pode ser utilizado em outros locais além das corporações, como em rodovias, ruas e até mesmo shoppings, desde que o objetivo prioritário seja realizar o reconhecimento da placa do automóvel.

Além do veículo, em algumas situações com a ajuda de softwares ou licenças especificas também é possível reconhecer o condutor, fazendo com que a validação (ou negação) do acesso seja ainda mais eficiente.

Identificar e reconhecer é a mesma coisa?

Não! Identificar uma placa é diferente de reconhecer uma placa.

A identificação da placa está ligada a captação da imagem e pode ser feito por um sistema de monitoramento sem uma análise de vídeo. Ou seja, você sabe que existe um automóvel na cena, seja ele uma motocicleta, carro ou caminhão, mas não consegue enxergar as informações nitidamente.

Já o reconhecimento da placa é capaz de analisar a imagem captada e reconhecer o código existente na placa e a partir disso tomar uma decisão. Mas para que o processo seja eficaz, é necessário a utilização de um software confiável.

Agora que já sabemos o que é LPR, chegou a hora de falarmos sobre a Digifort.

Digifort

A Digifort é uma empresa nacional especializada em fornecer soluções inteligentes em segurança e videomonitoramento e está presente em mais de 120 países, além de disponibilizar versões do seu software em vários idiomas.

Ela possui dois diferenciais que se destacam no mercado: o seu suporte altamente prestativo e as suas soluções em softwares modulares e escaláveis.

Mas hoje iremos focar no analítico para reconhecimento de placas (LPR) do fabricante e suas características singulares.

Software Leitura de Placas (LPR) da Digifort

O módulo LPR do fabricante brasileiro utiliza recursos de OCR (Optical Character Recognition) para que o reconhecimento dos caracteres seja feito de forma automática, permitindo que as informações sejam armazenadas em um banco de dados para pesquisas futuras ou imediatas e podendo associá-las a qualquer evento, para que seja possível gerar alarmes ou automatizar ambientes.

O sistema não permite apenas determinar qual veículo está autorizado ou não a entrar em uma área. Com ele também pode-se aplicar restrições de trânsito (como IPVA vencido, multa não paga e diversas outras funções), emitindo alertas e possibilitando a apreensão do veículo, rendição dos passageiros ou qualquer outra medida que seja necessária.

Conheça mais características do módulo:

  • Integração com banco de dados internos e externos;
  • Integração com equipamentos de controle de acesso (cancelas);
  • Funcionamento com Laço Virtual ou Laço Físico;
  • Banco de dados ilimitado para registro de placas;
  • Permite a leitura da placa do veículo em qualquer velocidade (limitando-se apenas à capacidade de captura da câmera);
  • Permite pesquisas por data, hora, placa, conjunto de caracteres, final da placa, câmera utilizada;
  • Relatórios de carros suspeitos;
  • Imprime fotos das placas dos automóveis e muito mais!

O analítico também funciona para as placas Mercosul?

As placas Mercosul são os mais novos modelos de placas de identificação de veículos adotado pelo governo brasileiro desde janeiro de 2020. O modelo faz parte do padrão Mercosul, sendo igual para todos os países que fazem parte do mesmo bloco econômico como Argentina, Uruguai e Brasil.

As placas continuam com sete dígitos, porém são apresentadas de uma forma um pouco diferente do que estamos acostumados: agora com quatro letras e três números, sendo a quarta letra intercalada entre os números.

Como essa mudança é obrigatória ainda apenas para algumas categorias de veículos, as leituras de placas feitas através de softwares analíticos precisaram ser atualizadas para identificar ambos os modelos em todo o país. O software Leitura de Placa da Digifort é capaz de fazer essa análise. Ele reconhece os novos modelos de placas através de seus algoritmos e registra em seu banco de dados, possibilitando futuras ações da mesma forma como é utilizado para leitura do modelo antigo.

Dica extra: para economizar em seu projeto LPR, além do software é necessário utilizar os equipamentos corretos. Câmeras fixas, com ajuste de luz e boa resolução, podem ser excelentes aliadas.

Investir em segurança nem sempre é uma tarefa fácil. É necessário conhecimento para escolher as melhores soluções para o seu sistema de videomonitoramento. E para isso a SilliS / IPMarket pode te ajudar! Temos uma equipe especializada pronta para te auxiliar e indicar os melhores produtos do mercado.

Venha fazer um orçamento conosco!

Conheça o IPMarket - A Loja virtual CFTV para sua empresa